Close

Entenda as fases de um projeto arquitetônico

Projetos arquitetônicos são documentos que traduzem, materializam a ideia e o pensamento de quem o faz. Um bom projeto não se trata apenas de desenhos de curvas e retas em um papel, mas sim, atender um propósito inicial, as necessidades de conforto, estética e funcionalidade dos espaços.

 

Iniciar um projeto arquitetônico exige um processo com algumas etapas que vão do desenho do projeto, a cada detalhe da obra, até chegar na construção em si.

 

 

Se você tem dúvidas em saber o que envolve o projeto arquitetônico não deixe de ler essa matéria e esclareça suas dúvidas.

 

PROGRAMA DE NECESSIDADES

 

A primeira fase de um projeto é definir o programa de necessidades.

No nosso escritório, primeiramente perguntamos aos clientes qual a metragem que eles tem em mente. Isso é importante para que a metragem da casa não fuja do controle e ao mesmo tempo vemos se o programa de necessidades está coerente com o tamanho que eles estão querendo.

 

Entre as perguntas que vão fazer parte desta etapa, alguns exemplos são: O que se espera do espaço necessário da casa? Quais são as necessidades da família conforme a rotina, e até mesmo hobbies, de cada integrante? Como integrar os ambientes ao dia a dia dos moradores, e de uma maneira prática?

 

O programa de necessidades não deve incluir apenas a metragem e a quantidade de cômodos necessários, mas uma reflexão sobre como será o uso dos espaços conforme as preferências e hábitos de cada pessoa.

 

ESTUDO PRELIMINAR

Nessa etapa, todos esses índices, números, volumes e desejos levantados, se transformam em projeto arquitetônico preliminar.

 

Ele comporta a planta de layout e algumas perspectivas 3D.  O propósito do estudo preliminar é você ver se aquele projeto apresentado é o que você realmente quer.

 

 

Dependendo da complexidade do projeto, no nosso escritório, apresentamos inicialmente uma planta de layout e alguns croquis para discutirmos a volumetria a distribuição dos ambientes no espaço da casa.

 

PROJETO EXECUTIVO

 

Após a aprovação do projeto, iniciamos a fase de projeto executivo de obra, que constam os detalhes de execução de cada item a ser construído, como os acabamentos utilizados, as louças e metais indicados, o sistema construtivo, os tipos de portas e janelas utilizadas, os pontos elétricos e hidráulicos, a estrutura do telhado e sua cobertura, etc. Efim, tudo que é possível para ser executado aquilo que foi proposto.

 

 

Só com o projeto executivo em mãos será possível que o proprietário possa buscar, por exemplo, por engenheiros, para fazer os cálculos estruturais e de instalações hidro-sanitárias, um orçamento do custo da obra, orçar mão-de-obra em geral e, por fim, elaborar um cronograma de desenvolvimento da obra e de utilização dos recursos financeiros.

 

Fazem parte do desenho de Projeto Executivo para Arquitetura:

Planta baixa do pavimento

Planta com todas as medidas das paredes internas e externas de cada ambiente, com cotas de níveis que permitem saber as alturas de cada patamar e ambiente. Além disso, já é possível ver em cada ambiente o tipo de acabamento no piso, teto e parede, que facilita na obra pois assim é possível usar os materiais que realmente serão necessários.

 

Planta de eixos

Essa bem técnica, situa o eixo de cada parede com medidas para a obra

 

Planta de Piso Externos

Facilita na escolha dos acabamentos que envolve as fachadas e a área externa

 

Planta de Iluminação e Elétrica externa

 

Planta de Cortes e Vistas

Esses desenhos auxiliam na melhor compreensão do conceito do projeto, quanto o acabamento e volumetria, assim como seu sistema construtivo e as alturas dos pavimentos.

Planta de detalhamento das portas e esquadrias

Esses desenhos auxiliam na melhor compreensão do conceito do projeto, quanto o acabamento e volumetria, assim como seu sistema construtivo e as alturas dos pavimentos.

 

 

Planta de detalhes

Nessa planta nós detalhamos a piscina (se houver), as escadas, guarda-corpos, cisternas, caixa d’água e outros detalhes que são necessários para melhor compreendimento do projeto proposto.

 

Fazem parte do desenho de Projeto Executivo para Arquitetura de Interiores

 

Planta de layout

Essa planta é importante pois mostra a disposição dos móveis em cada ambiente, e esse layout influenciará em todo o restante do projeto.

 

Planta de Alvenaria/ Reforma

Tudo que envolve quebra quebra e construção é nessa planta que você consegue analisar. Nós desenhamos tudo o que será feito novo como por exemplo, bases e muretas de alvenarias e até os rasgos dos nichos para shampoo.

 

Planta de Piso

A proposta e a especificação de cada ambiente em relação ao acabamento do piso. Analisamos onde é a melhor posição para começar a instalação do piso, onde terá menos recorte e mais aproveitamento da peça.

 

 

Planta de Forro

Todos os acabamentos de forro são detalhados nessa planta. Se será de gesso, ou madeira, com junta de dilatação, ou moldura. Essa planta facilita para fazer os orçamentos com os fornecedores e para execução na obra.

 

Planta de Elétrica

Nessa fase nós pontuamos os tipos de tomadas e pontos elétricos necessários para atender ao layout e as necessidades de casa em cada ambiente. Sempre pedimos para os clientes verificarem ambiente a ambiente se quiserem acrescentar mais algum ponto que se faça necessário para sua rotina e funcionalidade.

 

Planta de Iluminação

A iluminação é tudo! O projeto de iluminação está completamente ligado ao layout definido primeiramente, pensamos em cada canto desse ambiente para destacar a decoração, o quadro, ou o revestimento escolhido.

 

Planta de Pontos Hidráulicos

Nessa planta também definimos onde ficarão os pontos hidráulicos e as alturas, principalmente o cuidado com o registro para não ficar onde vai ter espelho!

 

Planta de Paginação das Áreas Molhadas

Depois do projeto aprovado, nós vamos até uma loja para ajudar a escolher os revestimentos. E, nessa planta nós desenhamos cada parede de cada ambiente mostrando onde terá o revestimento, espelho, tipo de bancada, e todas as especificações de cubas, torneiras, vasos, pedras e etc.

 

Projeto Legal

Para um projeto de uma residência nova ou reforma que terá alteração (ampliação ou redução) na planta original, é preciso fazer todo o processo na prefeitura do município em que a residência se encontra. Esse processo exige a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional competente, arquiteto ou engenheiro, e as taxas impostas pela prefeitura.

 

Se sua casa for em condomínio fechado, é preciso ver as normas do condomínio pois eles também exigem a aprovação do projeto.

 

Esperamos ter esclarecido as dúvidas em relação ao que envolve um projeto arquitetônico. E com todas essas informações, é possível fazer um projeto mais consciente e com uma economia pois sabendo todos os acabamentos e podendo fazer uma planilha orçamentária mais acertiva.

 

 

Quer saber mais, entre em contato com nós do STUDIO KT, será um prazer te ajudar nesse sonho!

 

contato@studiokt.com.br

@studioktarquiteturaeinteriores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *