Forro de madeira
Os forros de madeira funcionam como um forro de gesso, é uma ótima opção para encobrir encanamentos, fiações elétricas, além de serem esteticamente bonitos e proporcionar conforto térmico.
É uma outra alternativa para fugir do convencional forro de gesso. Usado muito na arquitetura contemporâneo natural e também em ambientes com decoração rústica.
Essa sensação de natural fica ainda mais evidente quando a casa tem proximidade com uma vista para natureza.
Os lambris (as réguas que compõem o forro) são comumente produzidos a partir de madeira resistente. As principais utilizadas são Ipê, Cedrinho e Jatobá, por sua durabilidade e resistência a cupins. Existem empresas que se oferecem, inclusive, madeira pré-lixada e seca em estufa. Esse processo torna a peça mais cara, porém garante que ela não fique arqueada ou sofra deformações no futuro. Essas peças costumam possuir dois tipos de encaixe mais comuns, por assim dizer: macho-e-fêmea (encaixam-se saliência e reentrância, como num quebra-cabeças) e saia-e-blusa (retas, posicionadas de maneira intercalada).
Além da madeira natural, o mdf madeirado pode ser um substituto para alguns ambientes que não sofram com constante umidade, pois esses materiais exigem uma certa resistência à água.
Um forro bem projetado levará em consideração estética, retenção de temperatura e luminosidade que se deseja ter no local coberto. É preciso analisar o ambiente criteriosamente para saber qual o melhor material a ser escolhido. Fiação elétrica, uso de iluminação embutida (pontos de luz), lustres e pendentes deverão ter suas instalações planejadas com antecedência.
Para manutenção, são recomendados verniz ou tinta apropriada periodicamente (pelo menos a cada 2 anos), além de vistorias no telhado para afastar a possibilidade de infiltrações.
casavogue.globlo.com
O forro de madeira se destaca nessa arquitetura com linhas retas e grandes aberturas.
jacobsenarquitetura.com.br
O forro de madeira passa os limites dos vão e se une ao beiral destacando ainda mais a arquitetura leve e contemporânea. O jardim no fundo e o forro de madeira contribuem ainda mais com um ambiente natural.
Madeiras claras no forro de madeira exigem menos lâmpadas e dão sensação de amplitude. Já as escuras necessitam de maior cuidado com a iluminação, tanto elétrica quanto natural: posicionamento de portas e janelas também influenciam, para evitar o risco de a casa se tornar excessivamente sombria.
tomhowley.co.uk
Outro ponto importante a observar é se todas as vigas de sustentação foram medidas e colocadas corretamente: elas devem estar perfeitamente alinhadas e seguras.
Para esse tipo de solução, não tem restrição de ambiente. A madeira natural pode ser instalada em banheiros e cozinhas.
revistacasaejardim.globo.com.br
A madeira também pode ser pintada de branca, é uma ótima opção para manter a madeira e deixar o ambiente mais claro.
decorfacil.com.br
Em casas com estilo rústico pode ser explorado o forro de madeira que acompanha a inclinação do telhado e as vigas que ficam mais aparentes trazendo o desenho da estrutura.
archdaily.com.br
Nas varandas o forro de madeira traz um aconchego e aproxima ainda mais a natureza da residência.
archdaily.com.br
O forro de madeira é muito usado nas casas com estilo contemporâneo, o material traz ao mesmo tempo naturalidade e sofisticação.
Os MDFs madeirados também pode ser usados para criar esse efeito natural impactado pela madeira. O cuidado é para evitar usar em áreas com umidade para que a vida útil do material seja maior.