Close

Jardins Verticais - Conheça as vantagens e cuidados para se ter um em casa!

Muita gente olha as capas de revistas e se apaixonam por aquelas lindas paredes cheias de plantas! Se você é um desses apaixonados e sonham em ter um jardim vertical em casa, fique atento nessa matéria!

 

 

Os jardins verticais são alternativas arquitetônicas e paisagísticas muito valorizadas em ambientes internos ou externos! Além de serem bonitos, eles ajudam a diminuir o gasto com climatização do ambiente, uma vez que se estiverem em paredes externas, eles atuam como uma barreira de luz (impedindo que a parede se aqueça com a luz do sol), ou se estiverem dentro de casa, ajudam não somente no controle da temperatura, mas também no nível de umidade do ambiente (dica boa para regiões como a nossa, que tem altas temperaturas durante o verão, mas que o inverno é mais frio e seco).

 

 

Em grandes centros urbanos como São Paulo, podemos ver a aplicação dos mesmos em grandes escalas nas fachadas de prédios. Essa alternativa já é chamada de parque vertical e tem como finalidade ajudar a combater a emissão de poluentes, absorver ruídos e melhorar o campo visual da cidade.

 

 

A versatilidade de uso é grande! Porém precisamos considerar alguns fatores que podem tornar esse lindo elemento em um grande problema caso ele não seja bem instalado.

 

Um jardim vertical exige uma infraestrutura específica, geralmente são feitos por blocos cerâmicos que são fixados às paredes.

 

 

Além disso, um sistema de irrigação automático é um importante aliado, pois evita dores de cabeça a longo prazo. Caso contrário, deve-se ter muito cuidado na hora de regar as plantas, pois a água pode fazer com que a terra dele saia dos nichos.

 

 

Caso ele esteja instalado em espaços com revestimentos abaixo, deve-se considerar ter um sistema de drenagem de água o mais próximo possível dele (recomendamos o uso de sistemas de seca-piso abaixo do jardim vertical e preenchendo a sua extensão). Caso contrário, em dias de muita chuva, o excesso de água também irá escorrer para o piso, podendo manchá-lo.

 

 

Outra manutenção dos mesmos está relacionada à escolha de espécies, as quais devem ser pensadas com extrema importância, levando em consideração o tamanho dos módulos para crescimento adequado de raiz, iluminação, umidade e temperatura média anual.

As possibilidades são inúmeras! Desde folhagens, até flores, temperos ou hortaliças!

 

Para o jardim verde em bloco as plantas que mais se adaptam nesse sistema são:

 

 

samabaia

 

aspargo

 

 

barba de serpente

 

E para as plantadas em vasos as espécies que mais se adaptam são:

 

dinheiro em penca

 

 

 

 

lambari roxo

 

peperômia

Há quem prefira um toque florido no jardim vertical, e para esses casos, as orquídeas são as mais indicadas pela durabilidade e pela fácil reposição quando precisar.

 

 

Além disso, elas dão um toque de sofisticação com as suas  lindas flores e cores.

 

 

Para a área da piscina é preciso se atentar na escolha das espécies que não caem muito para que a piscina não suje constantemente.

 

 

A parede verde ajuda a esconder o muro do vizinho na sua casa na parte externa e dentro preenche com muito bem estar e aconchego! Deixe o verde entrar a sua casa!

Para mais informações entre em contato conosco!

 

@studioktarquiteturaeinteriores

contato@studiokt.com.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *