Close

Movimento Slow

Você sabe o que é o movimento slow?

A ideia do movimento slow abrange todas as áreas da vida, tudo o que você faz. Ela vai contra a nossa aceleração diária e ao costume de fazermos mil coisas ao mesmo tempo – muitas delas no piloto automático.

Tem a intenção de combater o descarte de coisas apenas por querermos substituí-las por outras (bens materiais, atividades, relacionamentos), a falta de tempo para pensar, refletir e sentir o que estamos fazendo e a perda de prazeres que o cotidiano poderia nos proporcionar se não tivéssemos tanta pressa o tempo todo.

Você deve ter ouvido falar em slow food (comida lenta), trata-se de comer e saborear lentamente a comida, que tem maior tempo de preparo e é feita com ingredientes bem escolhidos e preparados. Muito diferente do conceito de fast food (comida rápida).

O conceito desse movimento é diminuir o ritmo e aproveitar a vida.

Na decoração, esse movimento se incorpora ao minimalismo, pois prioriza apenas o essencial para evitar trabalho desnecessário. De qualquer forma, é muito importante obter aconchego na decoração, pois o momento de descanso após todas as tarefas realizadas deve ser um tempo prazeroso.

Para trazer este aconchego ao lar, alguns itens são essenciais para trazer essa sensação como as  plantas, os trabalhos artesanais  e os elementos rústicos.

Para reforçar esse conceito o piso de madeira, a mesa mais rústica – quase improvisada, decoração simples aproveitando elementos pessoais que compõe esse espaço charmoso e multifuncional.

A natureza para dentro de casa é impossível não trazer tranquilidade e bem estar. O poder do verde transforma e acalma qualquer ambiente. Pode apostar em vasos como esses de concreto, mais rústicos, e fazer uma composição harmonizando as folhagens. Use desse conceito Urban Garden e crie pequenos jardins em todos os espaços possíveis.

Esse espaço é perfeito para relaxar e aproveitar o tempo com uma boa leitura. A natureza novamente aparece na cena e os elementos artesanais criam o aconchego para esse ambiente.

Utilizando materiais naturais, sustentáveis e que contem alguma história, a casa passa a ser uma representação das pessoas que moram nela. O cantinho da cadeira de balanço de fibra com o tapete de pelo fazendo sobreposição ao tapete manual contribuem para a sensação de conforto desse ambiente.

O trabalho feito à mão e peças únicas que tenham a ver com a nossa história também ajudam a criar a atmosfera slow. Além de dar personalidade ao ambiente, elas vão de encontro à valorização das raízes e heranças – uma abordagem do movimento. Use elementos feitos em madeira, pedra, algodão e fibras naturais para criar uma atmosfera agradável e acolhedora.

Peças feitas com matérias primas rústicas, como raízes como base de mesas são muito bem-vindas! Assim, você vai deixar o espaço com um toque natural e despreocupado.

Com um toque de minimalismo, o décor slow  tem no conforto e no aconchego os diferenciais para que você possa aproveitar seus momentos de relaxamento.

As padronagens étnicas comunicam identidade e muitas vezes, quando são lembranças de viagem, revelam as histórias dos donos da casa. Elas ficam ótimas em almofadas, tapetes e tecelagens feitas para parede.

Gostou desse conceito? Que tal adotar na sua decoração? Sem dúvidas a qualidade de vida e bem estar são garantidas.

FONTES: LIVDECORA.COM.BR, AIRWOS.COM, EMPIREHOMEWAVES.COM, NESTNESTNEST.BLOGSPOT.COM, THEDESIGNCHASES.COM, APARTMENTTHERAPY.COM, PINTEREST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *