Close

Sofá Chesterfield - um clássico atemporal

De acordo com o dicionário Oxford, o sofá Chesterfield é definido da seguinte maneira: “Um sofá com braços acolchoados com encosto da mesma altura e curvados para fora no topo”. Embora atualmente você possa adquirir o Chesterfield em praticamente qualquer tipo de tecido, a versão clássica é de couro natural.

O móvel é um item clássico nas composições britânicas, fazendo com que seja considerado um ícone do Reino Unido.

Sua história é um pouco incerta e cercada por lendas. Uma delas diz que seu desenho foi encomendado pelo quarto Conde de Chesterfield, Philip Stanhope, no século XVIII.  A ideia era desenvolver um item confortável, acolchoado e com uma base sólida. O resultado final teria agradado tanto que o modelo continuou sendo requisitado, mesmo depois de séculos.

Mas a especulação envolvendo o Conde foi desmentida por historiadores. Segundo eles, a técnica de capitonê teria sido inventada somente no século XIX.

A primeira aparição do móvel registrada foi em uma ilustração de Frederick Walker datada em 1867. Nela, o artigo aparece no castelo da Rainha Victoria, em meio a móveis vitorianos e papéis de parede florais.

O psicanalista Sigmund Freud também tem participação na fama do estofado. Acredita-se que o profissional atendia seus pacientes de hipnose sentado em uma poltrona Chesterfield. Por isso, é comum vê-lo retratado em filmes sentado no famoso assento.

Atualmente, a peça empresta suas formas para releituras feitas em diversos materiais, adaptando-se a todos os tipos de moradas e diferentes estilos de decorações. Quem procura por este tipo de peça quer uma marca registrada que combina, ao mesmo tempo, beleza, elegância, conforto e qualidade.

Nessa sala o sofá chesterfield aparece em uma decoração clássica porém com tecido de algodão.

 A ousadia desse ambiente com toques ecléticos traz o sofá na versão de couro avermelhado.

Esse sofá faz uma releitura do ícone sofá, mas com formas um pouco mais sinuosas e no veludo azul.

Nessa sala o chesterfield vem em uma linguagem mais natural, em couro marrom.

Fazer uma mistura entre o clássico e o contemporâneo fica muito interessante, a composição do sofá em veludo com a poltrona estampada traz harmonia e ousadia para essa sala.

Quem disse que só na decoração clássica o sofá chesterfield fica bom, nesse ambiente despojado o tradicional sofá em couro preto compõe o ambiente com o tapete estonado azul e a poltrona Maggiolina, um ícone moderno.

Essa peça entra muito bem na decoração industrial.

Essa sala contemporânea recebe o ícone com veludo e tachas prateadas.

Mesmo com as almofadas coloridas e com toque de animal print, o sofá continua bem equilibrado na decoração.

Esse sofá combina muito bem nas bibliotecas e escritórios.

A versão do chesterfield na cor clara traz tranquilidade e sofisticação ao ambiente.

Não tem regra no acabamento, ele pode ser feito em diversos tipos de tecidos e cores. Basta saber o estilo de decoração que agrada e não ter medo de ousar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *