Close

Soluções para ambientes externos pequenos

Espaço reduzido não é motivo para você não investir em uma área de lazer. A área externa é um dos ambientes mais agradáveis da casa, um cantinho excelente para reunir os amigos ou então passar as horas relaxando e repondo as energias do dia a dia.

 

A questão sempre é como resolver esse espaço, como aproveitar da melhor maneira o que o ambiente oferece e permite.

Para responder essa pergunta é preciso considerar custo, gosto pessoal, número de pessoas que frequentam sua casa e o objetivo de lazer.

 

Com planejamento é possível construir uma solução próxima ao que você sonha para esse espaço e com um bom projeto e truques para adaptar o sistema de instalação.

 

Confere essa matéria que vamos falar sobre algumas possíveis soluções para seu ambiente externo pequeno e veja qual delas é o que você sonha para ter uma área de lazer mais valorizada.

 

PISCINA

Para construir uma piscina de qualquer tipo é preciso pensar na sua localização. E diversos fatores podem influenciar essa escolha, como insolação, vento, vegetação, solo, etc. Se sua piscina for desenhada para se encaixar perfeitamente em seu quintal, o espaço pode se tornar muito funcional e uma ótima área de lazer.

 

 

As piscinas elevadas dispensam a abertura de buracos e são ideias para lajes e coberturas. Isso por que elas não exigem escavação do solo para sua implantação. Você, por exemplo, não precisará destruir seu piso.

 

 

Quanto ao formato, a piscina não precisa ser necessariamente quadrada ou retangular, mas sim um projeto especifico para o espaço que você necessita. Prefira também as piscinas menos profundas já que necessita de uma menor quantidade de água e consequentemente um menor sistema de instalação. É importante também saber as regras de uso do terreno e respeitar os recuos obrigatórios para aproveitar da melhor maneira o espaço.

 

SPA

O SPA é uma ótima alternativa para quem ama água mas não quer piscina. Além de fácil manutenção o custo da instalação é bem menor.

 

 

 

Elas podem ser instaladas em jardins, varandas, coberturas, ar livre ou até lugares fechados. Podem servir para um momento individual, para relaxamento e descanso, mas também para momentos de diversão com amigos e familiares.

 

 

O spa pode ser aquecido e iluminado internamente, para isso sua instalação requer um local com um ponto de água, um de luz e uma saída de esgoto. É recomendável a impermeabilização no piso sob o equipamento com manta asfáltica.

Os spas precisam de uma estrutura para serem encaixados, as opções para área externas são os decks de madeira ou estruturas de alvenaria.

Atenção se você deseja instalar em varandas ou sacadas, pois exigem a orientação de um engenheiro calculista para analisar a estrutura e definir se a instalação é possível.

 

 

OFURÔ

Além de relaxante os benefícios do ofurô são mais terapêuticos do que de limpeza. Apesar disso, não são aconselhados para famílias que tem criança em casa pois ele proporciona a imersão das pessoas na água.

 

 

 

Uma das desvantagem é o material, que é de madeira e requer cuidados especiais, como sempre estar cheia para não danificar a estrutura. Ao contrario da banheira spa, a água não é renovada e precisa ser trocada toda vez que for utilizada.

 

Um ofurô é feito para no máximo duas pessoas, enquanto uma banheira pode ter capacidade para até 10 pessoas. A instalação do ofurô é fácil instalação e mais simples que da banheira spa.

 

ESTAR EXTERNO

Para quem não gosta de água mas adora aproveitar a área externa uma boa solução é investir em um espaço de estar. Elas voltaram a ocupar posição de destaque nos projetos residenciais e passaram a ser ambientes valorizados para um bate-papo no final do dia, reunião com amigos e familiares ou apenas momentos de descanso observando a paisagem e sentindo o vento soprar.

 

 

Valorizadas, elas ganham mais espaço, conforto e a permissão para que sejam extensões das salas de estar da residência. E não importa a época do ano, é possível aproveitá-las da melhor maneira possível. Muitas possuem fechamento com vidro e até mesmo lareiras, para curtir o friozinho do lado de fora. Já falamos no nosso blog sobre as diversas opções de lareiras externas, dê uma espiadinha e saiba mais sobre essa opção.

 

 

Se o ambiente não for coberto invista em peças que podem ficar no tempo sem problemas. O sofá pode ser feito de alvenaria ou até mesmo de madeira própria para área externa para deixar o ambiente charmoso e funcional.  Os tecidos próprios para área externa deixa mais prático o ambiente para não ter que se preocupar caso molhe.

 

Para escolher a melhor opção é preciso considerar custo, gosto pessoal, numero de pessoas que frequentam sua casa e o objetivo de lazer. A piscina difere em diversas partes de um ofurô e banheira spa. Se você mora em um edifício que não existe previsão para tal carga, provavelmente um spa ou ofurô pode ser sua solução.

 

Essas foram algumas soluções para tornar a sua área de lazer mais convidativa e valorizada. Qual dessas opções te agrada mais?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *