Close

Tramas e Fibras na decoração

As fibras naturais mudam completamente um ambiente com um toque de leveza e delicadeza. A palhinha foi muito usada na década de 70 nos móveis no Brasil, hoje ela vem atemporal e com um conceito natural e sustentável.

Um dos fatores que caracteriza os materiais sustentáveis é a sua capacidade de reposição e decomposição na natureza, de modo que não ajudam a acumular lixo. Palha, bambu e vime, como são orgânicos, contribuem com um mundo mais sustentável. Outra grande vantagem é que essas fibras, provenientes em sua maioria de apuí, junco, palha de vime e palha de malaca, são plantas parasitas e crescem rapidamente, não consistindo em um caso de desmatamento sem rápida reposição.

A decoração com móveis e objetos de fibras naturais deixa o ambiente mais leve, delicado e aconchegante, criando um clima propício para o relaxamento e descanso. Isso porque, dentro de sua casa, eles trazem um pouco da força e tranquilidade da natureza.

Por isso, aposte na combinação de fibras para quebrar a sobriedade do seu espaço. Criar o contrate nos cômodos internos é muito interessante e garante uma experiência diferente para moradores.

Tente mesclar as fibras com móveis mais modernos e almofadas mais descoladas, sentirá que não necessariamente por usar esse material natural a casa ficará com uma decoração rústica ou provençal.

Escolha padronagens geométricas de cores fortes e aposte nessa mistura entre o rústico e o ousado. Você pode também pintar as fibras da cor que desejar, renovando os ambientes da sua casa.

 Com os tons neutros dos tecidos essa sala ganha destaque com as fibras naturais da poltrona e no tapete que completam um ambiente tranquilo e equilibrado.

Nesse Living com móveis contemporâneos os pufes de fibra completam o ambiente e não descaracteriza o estilo. As peças complementam a decoração que aposta na composição do espaço com diferentes texturas de materiais.

A clássica poltrona Luis ganha uma “roupagem” de fibra natural e entra com ousadia e encantamento nessa sala com tons neutros.

As fibras podem ser usadas também nos lustres. Essa composição traz delicadeza com os pilares de madeira mais rústicos. A trama mais aberta traz leveza ao ambiente.

Nessa sala as fibras dominam o ambiente em diferentes cores e tramas desde  a mesa de centro, o tapete, os cachepôs e as bandejas nas paredes que decoram sem pesar trazem um toque da natureza para dentro da casa.

Falando em objetos, as famosas cestas de vime, ou palha, ficam lindas e qualquer lugar além de serem práticas e funcionais. Aposte nesses objetos para compor nos ambientes da sua casa. No banheiro, elas podem servir de apoio para toalhas ou papéis higiênicos.

Os vasos e cachepôs também podem entrar muito bem na decoração da sua casa, além de trazer uma textura diferente no espaço.

Nessa sala de jantar contemporânea a fibra entra com leveza e a cor nas cadeiras quebra a seriedade do ambiente.

Já nessa sala de jantar a inspiração nos anos 70 nas cadeiras traz uma linguagem moderna sem muitas regras.

Um cantinho charmoso na varanda, a poltrona com trama vazada ganha destaque entre os verdes.

A fibra na área extrema tem tudo a ver! As texturas e cores trazem relaxamento e é o que buscamos nessas áreas agradáveis da casa.

A fibra também pode ser usada no forro, fizemos um matéria sobre pergolados, onde é mais usada normalmente, veja no nosso blog as diferentes composições dessas tramas.

Nesse móvel da sala a palhinha traz uma textura interessante e muito agradável de ser ver. Também pode usar a trama nas divisórias de ambientes e até porta de armários.

As possibilidades do uso da fibra na decoração são imensas, basta a criatividade para fazer com que a composição entre em harmonia e equilíbrio com o restante da casa.

Fontes: comore.com.br; pinterest; deboraaguiar.com.br;designlovefest.com; estiloydecor.com; lepetitchouchou.com.br; frommoontomoon.blogspot.com; fromcitytocarriagehouse.com; casa.com.br; blogdare.com.br; feedly.com; casaejardim.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *