Close

Espelho d'água

O Espelho d’água é um lago artificial sem muita profundidade criado para trazer a natureza mais perto do homem, em geral é usado como um artifício arquitetônico decorativo.

Um espelho d’água transmite tranquilidade, conforta, purifica e refresca. Geralmente é feito em áreas sociais para proporcionar bem-estar.

Em lugares com baixa umidade, o espelho d’água melhora qualidade do ar e torna o ambiente mais frescos.

Independente do formato do projeto, a água pode ser utilizada em movimento ou em repouso propiciando, além de beleza, a sensação de relaxamento. A água em repouso reflete mais o desenho arquitetônico, por isso é muito usado para destacar as formas do entorno.

Para quem gosta do barulho da água, as bicas e os desníveis formados pelo espelho d’água são as opções para criarem esse efeito sonoro que relaxa e dá movimento na água.

Para a construção do espelho d’água os materiais mais utilizados são os tijolos, cimento, estruturas de concreto, laguinhos prontos de plástico ou borracha, fontes prontas de cimento e sistemas com lona plástica que podem ser revestidos com pedras. O mercado oferece inúmeros materiais e o interessante é pensar em todo o restante da casa e jardim para que a escolha do material entre em harmonia.

A iluminação pode ser usada para destacar ainda mais sua forma.

As dimensões são importantes para serem consideradas pois as proporções precisam ser balanceadas em relação ao ambiente e principalmente dentro de casa, não pode afetar a circulação.

A manutenção desses lagos são fáceis, basta optar pelo bombeamento por bicas ou usar cloro, este artifício arquitetônico.

Veja alguns exemplos para te inspirar a criar um dentro de casa ou no jardim!

Nesse jardim, o espelho d’água revestido com pedra deixa o ambiente mais natural e destaca os pisantes em pedra mais clara. O uso dos vasos como fonte cria um efeito muito interessante.

Acompanhando a forma do paisagismo, esse espelho d’água com linhas minimalistas se destaca no ambiente. A borda fina e o fundo com seixos rolados soltos são características do estilo contemporâneo.

Dentro de casa o ar fica úmido e refresca o ambiente. Nessa casa, o Hall de entrada ganha destaque com o espelho d’água dando boas vindas para quem entra.

As laterais da casa podem ser bem aproveitadas com um bom paisagismo e um lindo espelho d’água!

É possível ter o espelho d’água dentro de casa.  Normalmente ele fica localizado em um espaço que tenha grande visibilidade e que não vá atrapalhar a circulação da casa.

No blog passado (http://www.studiokt.com.br/como-aproveitar-o-espaco-embaixo-da-escada/), falamos sobre como aproveitar o espaço embaixo da escada, o espelho d’água também é uma ótima ideia, assim não ocupa muito espaço e deixa sua casa muito charmosa.

A obra de arte ganha destaque e relevância colocada sobre o espelho d’água.

O espelho d’água reflete as formas arquitetônicas dando continuidade e impressão que a construção é maior!

Bem natural, esse espelho d’água criado no pátio da casa deixa a natureza fazer parte do ambiente.

Jardim e espelho d’água são dois elementos que se combinam e deixam qualquer ambiente aconchegante e charmoso.

 

Fontes: pinterest, thuilot.com, vidaeestiloterra.com.br, limaonaágua.com.br, archdaily.com.br, flickr.com, clickinteriores.stfi.re

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *