Decoração Afetiva
A decoração afetiva revela a personalidade e identidade do proprietário. Algo bem exclusivo, construída de forma orgânica, fazendo com que os espaços contam histórias.
As referências universais não são obrigatoriamente ligadas à decoração ou arquitetura. Moda, arte popular, cultura pop e artesanato são elementos que agregam conteúdo para criar esses espaços que abrigam peças e coleções adquiridas por heranças passadas por gerações, em viagens, experiências ao longo da vida, explorando as melhores lembranças.
A mistura acaba sendo de modo eclético, pois não visa um estilo de decoração e sim imprimir os gostos de quem ali habita. Vale destacar os objetos que mais gosta em um cantinho especial. Esses elementos tornam a sua casa única, uma extensão de você mesmo.
Para criar essa atmosfera íntima é preciso, viajar, garimpar, pesquisar, ganhar presentes de gente que te conhece, agregar folhas, galhos, livros. Isso humaniza os espaços.
As coleções trazem mais personalidade ao ambiente. Os livros, CDs e LPs distribuídos nessa estante dão identidade ao espaço.
Quando decoramos com alma e memória queremos que cada cantinho diga algo muito especial, seja com a história da sua família ou com histórias de uma grande viagem contadas através daquele objeto que você trouxe buscando as boas lembranças.
Um tapete trazido em uma viajem ou até mesmo um objeto herdado criam a atmosfera intimista.
Fotos, objetos menores e até desenhos dos seus filhos e netos podem ser encaixados em uma composição na parede para uma decoração afetiva. Mas não tente preencher o espaço todo de uma vez: a graça é justamente ir acrescentando as lembranças ao longo da vida. Comece com um arranjo no centro e vá expandindo para as laterais, acima e abaixo.
A mistura de cores, texturas e objetos traz harmonia nessa sala que expõe todos os livros desse morador amante da literatura.
A ideia de compor a parede com quadros personalizados, fotos tiradas de uma inesquecível viagem, poster de quadrinhos raros e tudo que envolve a personalidade do morador é muito bem-vindo. A composição orgânica permite que ao longo do tempo a parede vai sendo preenchida sem regras.
Gostou da ideia de ir contando a sua história através da decoração da casa? Se inspire nessas ideias traga mais personalidade e identidade para sua casa.
FONTES: CASAECONSTRUCAO.OR; LEPETITCHOUCHOU.COM.BR; PINTEREST; ART.EKSTRAX.COM; DECORATIONDEINTERIORES21.COM; APARTMENTTHERAPY.COM