Close

Deixe o verde entrar!

Trazer a natureza para dentro de casa tem sido um estilo de vida para muitas pessoas que vivem na “selva de pedra” das cidades. Cada vez mais os apartamentos são inseridos ao meio urbano e nessa paisagem o verde perde espaço para os novos edifícios.

 

Em busca do bem estar e saúde o verde tem tomado conta dos cantinhos de cada ambiente para trazer aconchego, desde a cozinha, com hortas, até dentro do banheiro! Os benefícios são inúmeros, além de purificarem o ar, as plantas trazem um efeito refrescante nos ambientes e também criam uma nova terapia para quem tem a vida muito estressante.

 

Se engana quem pensa que a aplicação se limita apenas à presença de vasos de plantas e de flores nos ambientes. O estilo traduz suas formas orgânicas em quadros, ornamentos, estampas, cores e papéis de parede.

 

 

Se você não tem muita experiência, pode começar com um vaso e investir em uma planta que não exige grandes cuidados como as suculentas e os cactos. Na sequência comece a fazer uma composição de vasos, aí vale, alturas, cores e formas diferentes e nesse conjunto traga suculentas e cactos de diferentes espécies para começar a se acostumar com os cuidados. Como dizemos, é uma terapia o cuidado com as verdinhas e um vício pois pode ir acrescentado outras espécies diferentes e adaptar aos cuidados que cada uma exige. A ideia é cultivar dentro de casa um jardim.

 

 

 

 

O importante é avaliar as espécies que serão escolhidas, por ser dentro de casa, deixar as que gostam de sombra nos lugares adequados e as que gostam de luz e ventilação sempre próximas às janelas. Não existem regras em relação aos conjuntos das plantas mas a harmonia entre as folhagens é válida para trazer equilíbrio e beleza.

 

 

A composição do cantinho verde fica muito natural quando a mistura de materiais, cores, formas acontece de forma espontânea e orgânica,sem muitas regras.  Nessa hora, pode misturar os bancos com mesinha lateral e criar as alturas para os vasos, como nessa imagem que as mesinha não são iguais e nem do mesmo material.

 

Lembra daqueles pedestais de samambaia que tinha na casa da vó? Está super em alta e agora com uma linguagem mais contemporânea e materiais diferentes como o cobre ou rose gold. Mas também não vai fazer feio se tiver, por um acaso, herdado uma dessas peças da sua família!

 

Mais finos e geométricos entram super bem e ajudam a criar no espaço as diferentes alturas para compor as plantas.

 

Em dourado também é diferente e fica bem elegante na composição.

 

Em madeira também é possível!

 

É possível criar uma composição de pedestais em alturas e formatos diferentes. Nesse caso, o acabamento em azul trouxe uma harmonia e equilíbrio ao conjunto.

 

Os aparadores são sempre bem vindos para apoio desse jardim interno. Cria um destaque para a sala e um ótimo visual para quem entra na casa.

 

O estilo é livre, o importante é criar sensações e acolhimento com as verdinhas!

 

Ao lado do sofá, o conjunto comas plantas e a mesa lateral é uma ótima escolha.

 

Os cantos da casa também são espaços interessantes pois ganham vida com as plantas.

 

Que tal usar a estante de apoio para esse jardim? Mescle as plantas com os objetos e crie novas sensações e qualidade de vida.

 

 

 

 

Não só nos móveis e mesinhas as plantinhas podem se apoiar, outra coisa que não podia faltar  na casa das nossas avós eram as samambaias penduradas, pois bem, está super valendo usar desse artifício para criar a composição e fica lindo!

 

Pode ser usado também cordas ou até mesmo macramê como na imagem e tudo isso contribui para criar uma casa com a sua personalidade, história e vivência.

 

Nessa sala, criada na varanda do apartamento, a estante atrás do sofá  dá a sensação de  uma “parede verde” dentro do ambiente bloqueando a vista da janela. Essa ideia é ótima para criar um pouco mais de privacidade.

Quando falamos, até no banheiro o verdinho pode se fazer presente, é como nesse ambiente, despretensiosamente, vai sendo acrescentada conforme seu acervo vai crescendo!

 

Aproveite e crie espaços para relaxamento, lugares que possam agregar conforto, aconchego e paz para sua volta à casa de um dia de trabalho. Um cantinho para se ler um livro, meditar ou até mesmo apreciar a beleza do verde.

 

Que essa matéria inspire você a criar seu próprio jardim interno e ter mais qualidade de vida e bem estar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *