Close

Os destaques da feira de design em Milão 2018

A maior feira de design do mundo é conhecida como a Semana de Design em Milão  na Itália e esse ano, 2018, a mostra aconteceu no dia 17 a 22 de abril. Empresas e designers expões seus trabalhos em diferentes estandes e mostras lançando as tendências no mundo do design. A cada ano o design brasileiro tem se firmado nessa feira e esse ano não foi diferente, os destaques estavam na Be Brasil e Brazil S/A.

 

Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a mostra Be Brasil ocupou o Spazio Edit e destacou os principais atributos competitivos do design nacional – criatividade, inovação e sustentabilidade -, reunindo de criações artesanais a produtos industrializados nos segmentos de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação e rochas ornamentais.

 

Relembrou os gigantes da arquitetura e design brasileiros, como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Jorge Salszupin e Sérgio Rodrigues. O que chama atenção desses talentosos nomes do design brasileiro é o fato de trabalharem com a madeira, dotá-la de leveza e simplicidade sem perder a elegância, e com boas sacadas. Carregam a identidade nacional no design. E, agora, uma nova geração de designers está encarregada de conduzir essa herança e dar continuidade a ela. A Be Brasil também traz esses novos nomes: Leandro Garcia, Jader Almeida, Guto Índio da Costa, Alva Design, Márcio Kogan, entre outros, que conseguiram abandonar o regionalismo alegórico e conceber peças de design maduro e universal, com bossa.

 

Poltrona Três Pés, de Lina Bo Bardi.

 

Poltrona Dinamarquesa, de Jorge Zalszupin.

 

Bandeja Fita, assina pelo arquiteto Leandro Garcia

 

 

Já na Brazil S/A, estavam algumas das principais peças que brilharam ao longo de 15 anos de mostra. Entre elas, a lareira curitibana LUG, da Boulle, que também já representou o design brasileiro durante as Olimpíadas do Brasil, em evento no Canadá e durante o Dia do Design Italiano no Brasil de 2018.

 

Lareira LUG, da Boulle.

 

O curitibano Ronald Sassonradicado em Gramado (RS), retorna ao Fuorisalone com a sua poltrona Zózimo (2015) dedicada ao jornalista e colunista social brasileiro Zózimo do Amaral. A peça mescla o glamour escultural e a elegância do cobre e do latão.

 

Poltrona Zózimo, do estúdio Ronald Sasson, em exposição na Brazil S/A.

 

A Vitra traz na edição de 2018 do Salone del Mobile, sua nova coleção, com peças assinadas por nomes como Charles e Ray Eames, Jasper Morisson e Maarten Van Severen, e apresenta também versões reeditadas de grandes clássicos do seu portfólio. Nos anos 40, Charles e Ray Eames desenvolveram uma técnica para modular madeira maciça em formas tridimensionais, para criar formas de cadeiras que seguissem os contornos do corpo humano. Eles chegaram a este resultado em 1945, com as cadeiras do Plywood Group, que se tornou uma linha de clássicos com designs ainda atuais. No Salone Del Mobile, em Milão, a Vitra apresenta o Plywood Group em novas configurações.

 

A Cerâmica Portinari participou pela primeira vez da feira. Em parceria com a indústria A Lot of Brasil, a Portinari, apresenta na Itália, a coleção Carmen, assinada pelo designer italiano Alessandro Mendini. Desenvolvida em formato especial, com cores vibrantes e um relevo que completa as peças em losango, a coleção tem as cores ligadas ao interesse de Mendini pelas máscaras de Arlequim, a mais famosa marionete medieval, que tinha as vestes multicoloridas. Podemos ver antecipadamente na Expo Revestir 2018 no estande da marca.

 

A Bontempo lançou a sua nova linha em Milão. A produção é uma co-criação feita em parceria com Pedro Franco, designer e diretor de arte da A Lot Of Brasil. Com um conceito inovador, a linha Pixel possui uma estrutura de alumínio imantada que permite o encaixe em diversos materiais, como madeira, vidro, tecido e pedra.

 

Os visitantes da feira puderam conhecer de perto a  linha Pixel, desenvolvida em parceria com o designer Pedro Franco. O mobiliário consiste em uma estrutura de alumínio imantada que possibilita o encaixe de frente em diversos materiais como madeira, pedra, tecido e vidro – permitindo trocas que renovam os ambientes.

 

A Natuzzi Italia apresentou seus lançamentos durante o Salone del Mobile. Destaque para a Torsion que é fruto da parceria com o arquiteto e designer Mario Bellini, que projetou uma essa peça imponente para a marca. Equipada com um topo grosso e 1,5 cm de vidro claro com dois metros de diâmetro, tem, ainda, suporte em seis pétalas de madeira de Oliveira, que se abre para apoiar o vidro. A mesa tem a capacidade do design de encantar com o poder evocativo do suporte de madeira, que é torcido como as plantas centenárias, curvadas pelo vento do inverno de Puglia.

A Natuzzi Italia destaca a peça “Torsion” que é fruto da parceria com o arquiteto e designer Mario Bellini

 

Outro destaque da Natuzzi é a coleção Venere. O design da linha atinge um equilíbrio inteligente entre a beleza natural e a modernidade industrial. Na cama, a cabeceira pode ser inclinada, oferecendo suporte ideal para ler, trabalhar e conversar. Seus pés comunicam visualmente uma sensação de extrema leveza. As mesas de cabeceira, bem como a cômoda, recebem um design estrutural delicado e sinuoso, resultando em uma perfeita combinação para o espaço. A coleção é assinada por Bernahrdt & Vella e é caracterizada pela harmonia do espaço.

 

A coleção é assinada por Bernahrdt & Vella e é caracterizada pela harmonia do espaço

 

A grife italiana Krizia, que já trabalhou com projetos com Ingo Maurer e Formafantasma, propôs uma série de luminárias que, juntas, formam uma instalação chamada de Horah (uma dança popular israelense). Ao todo são 30 luminárias produzidas pela Wonderglass e pelo Raw Edges Design. A ideia é discutir convivío, simetria e assimetria.

 

A Missoni focou na série de estampas criadas nos anos 1980 por Piero Zuffi, usando como tema o horóscopo chinês. Os doze signos se fundem a ideogramas em baixo relevo feitos com tecido high touch.

 

 

Esse ano foi a vez da Eurocucina e a Fendi, grife romana entra no mundo das cozinhas lançando uma marca própria, a Fendi Cucine, que propõe dois modelos assinados pelo arquiteto Marco Costanzi. A novidade é uma parceria com a Scic, gigante do setor.

 

 

A Bulgari se uniu a três nomes icônicos do mundo do design para criar uma instalação impressionante: o escritório de arquitetura MVRDV, a dupla Iván Navarro e Courtney Smith e o Storagemilano. Placas de diferentes cores e texturas em sistema modular formavam um túnel high tech, num impressionante labirinto em 3D.

 

 

A Loewe homenageia os artesãos do planeta com mantas, bolsas e tapeçarias tecidos com técnicas milenares da Índia, Japão, Espanha, Equador, Senegal, entre outros, num projeto assinado pelo diretor criativo Jonathan Anderson. Uma homenagem a pequenos estúdios com ênfase na produção local.

 

 

A Armani trouxe o mix entre o urbano e o natural dá o tom à nova coleção, fazendo referência a jardins misteriosos com ênfase em tons de vermelho, azul e verde, além de alguns pontos em xadrez.

 

 

Presente na semana de Milão há sete anos, a marca francesa, Hermès, fez novamente uma apresentação elegante de sua linha Maison. Ao todo, comandou quatro eventos espalhados pela cidade, com destaque para a exposição de seus itens no museu La Permanente.

 

 

A grife italiana, Marni, fez uma incursão pelas cores e texturas da Colômbia para montar a coleção La Vereda. A ideia foi trabalhar uma visão contemporânea a partir de técnicas tradicionais de artesãos locais. O resultado são cadeiras, redes, tecidos, cestas e objetos que fazem referência à vida rural. Como nos outros anos, a renda será revertida para uma instituição de caridade. Desta vez, para a La Casa Sull’Albero.

 

Phillipe Starck apresenta a coleção Woody para Kartell, demonstrando as possibilidades do trabalho com a madeira e sua combinação perfeita com o tradicional plástico da marca italiana de móveis. Graças a uma patente especial, a madeira das peças, foi usinada com um molde que pode estender o limite de curvatura da placa e criar a estrutura da cadeira com curvas sinuosas.

 

Patricia Urquiola comemora os seus vintes anos de colaboração com a Moroso uma nova versão do sofá Gentry, um dos best-sellers da empresa. O Gentry Extra Light é mais leve e compacto.

 

A Moooi apresenta novas instalações, designs e produtos em sua exposição A Life Extraordinary, na via Savona 56, Fuori Fiera, durante a Semana de Design em Milão. “Through the Eyes of … e o Museum of Extinct Animals”  são as duas mostras que a marca dirige no Salone Del Mobile com peças e ambientes assinados por grandes designers, como Marcel Wanders, Bernhard Dessecker, Maarten Baas e Arihiro Miyake, que trazem experiências inovadoras em tecidos, couros, revestimentos de parede, tapetes e acessórios de iluminação.

 

Cinquenta anos após sua inauguração, o showroom em Milão da Cassina foi ampliado. O projeto é de autoria de Patricia Urquiola: um novo capítulo na história da marca em conjunto com trabalhos de Mario Bellini, Vico Magistretti, Clino Trini Castelli, Achille Castiglioni, Giancarlo Tintori e Piero Lissoni que, desde 1968, interpretam e promovem o espaço ideal para destacar a qualidade dos produtos Cassina.

 

Paola Lenti se inspira no essencial para sua nova coleção apresentada na Semana de Design em Milão. A designer propõe novas nuances e combinações inusitadas, preocupada não só com a estética, mas também com o meio ambiente e a natureza.

 

Esses foram alguns destaques dentre muitos outros que apresentamos nessa matéria para você ficar por dentro do que aconteceu na maior feira de design do mundo em Milão esse ano. Acompanhe nossa página e fique atualizado nas tendências e conceitos que movem esse universo a parte da arquitetura e design.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *