Quarto Montessoriano
A metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori por volta de 1907, prioriza a autoeducação. Ou seja, o ambiente deve facilitar o acesso da criança com elementos posicionados na altura dela, para que estimule o desenvolvimento e a autonomia de forma segura.
Alguns elementos são importantes na composição do quarto montessoriano:
Colchões no chão oferecem maior liberdade, a criança consegue deitar e levantar quando quiser. Trazer a estrutura de uma casinha na cama cria um ambiente lúdico e ajuda no desenvolvimento da criatividade.
Os brinquedos devem estar dispostos de forma que possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia.
Armário baixo para armazenar algumas opções de roupas para ajudar a escolher com facilidade.
Espelho é importante para criança se reconhecer. Deve ser bem fixo à parede e preso a uma placa de MDF ou madeira.
As barras nas paredes ajudam com os primeiros passinhos e a se levantar.
O tapete pode proporcionar uma experiência sensorial interessante além de delimitar o espaço de brincadeiras.
Sendo um ambiente adaptado para criança, deixando tudo ao alcance, a principal preocupação é a segurança. Evitar móveis com quinas, não usar quadros com vidros, fixar os objetos com adesivo dupla face ao invés de pregos e cuidar com móveis instáveis que possam tombar.
A criatividade para montar esses adoráveis quartos não tem limite! Pode apostar em diferentes papéis de parede até almofadas divertidas. A ideia é tornar o ambiente confortável, acessível e convidativo para a criança explorar cada cantinho.