Close

Que material escolher para a bancada da cozinha?

Essa dúvida é muito questionada dentro do escritório. A maioria busca materiais práticos que não dão tanta manutenção e principalmente resistentes à danos como panelas quentes, riscos e manchas.

 

O leque de possibilidades para sua bancada na cozinha é enorme, por isso separamos algumas vantagens e desvantagens de cada material, incluindo as características, durabilidade e custos.

 

Confira essa matéria e escolha o material perfeito para a bancada da sua cozinha!

 

GRANITO

Uma das características dessa rocha, muito usada na construção civil, é a resistência e a durabilidade.

 

Bancada em granito Siena

 

Para quem procura boa relação custo/benefício da bancada de cozinha o granito é ótima opção.

 

Bancada em granito preto São Gabriel

 

Além disso, é fácil de trabalhar e prático na manutenção. Porém, vale a pena lembrar, que todo material natural não é 100% resistente à absorção. Se esquecer um vidro escorrendo azeite na bancada provavelmente verá a mancha. As opções mais escuras vão disfarçar mais as manchas e riscos.

 

INOX

O inox ou aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo com propriedades superiores aos aços comuns e alta resistência a oxidação atmosférica.

Por essas características o inox é amplamente usado em materiais de cozinha como panelas, talheres, utensílios.

 

 

Durabilidade, higiene e praticidade são alguns dos pontos fortes desse material.

 

 

A manutenção é simples e o mercado oferece vários materiais específicos para a limpeza do inox.
Outra característica vantajosa é que o inox possibilita a criação de peças em um único bloco, com cuba, frontão e acessórios, como lixeiras e escorredores de pratos. Exige alguns cuidados pois risca fácil.

 

MATERIAL COMPOSTO

 

O Silestone, o Techinostone, o Marmoglass, Caesarstone entre outros, com nomes que variam de acordo com a marca, estão nessa categoria.

 

 

Uma das grandes vantagens desse material para a bancada da cozinha é a homogeneidade, ou seja, a aparência uniforme. Na sua composição envolve quartzo com resina.

 

 

Além disso, o mármore composto é resistente, tem boa durabilidade, é higiênico e de fácil manutenção.

A desvantagem desse material é em relação ao choque térmico, colocar uma panela quente sobre a pedra pode trincar o material.

 

ACRÍLICO

O acrílico é um polímero plástico e está entre os materiais mais atuais e cobiçado para bancadas de cozinha.

As opções das marcas Corian, Hi-macs e Staron, entre outras são modernos, resistentes e com variedade de cores e texturas. Em inglês, o material é conhecido como “solid surface”.

 

 

O material tem a vantagem de aceitar ser modelado. Em um tampo de cozinha a cuba pode ser esculpida no próprio material. Os acrílicos são resistentes, mas precisam de alguns cuidados. Uma panela quente, por exemplo, pode danificar o material.

 

 

No entanto, é possível recuperá-lo sem deixar emendas ou marcas. Para evitar esse tipo de inconveniente, pode-se usar pinos metálicos na região de apoio das panelas. O material também tem um custo alto.

 

NANOGLASS

O nanoglass é um material industrializado de superfície sólida formado de pó de mármore e vidro. 

 

É um produto de fácil higienização e também de manutenção simples.

 

 

O material não mancha porque não tem porosidade, além disso, é branco e brilhoso, ou seja, de aspecto neutro e fácil de compor com a decoração da cozinha. Uma característica que pede cautela é a superfície muito rígida que pode trincar sem possibilidades de reparo.

 

 

O polimento da bancada pode garantir maior durabilidade. Não é uma opção muito econômica.

 

DEKTON  E NEOLITH

São um composto de matérias primas naturais e resinas prensadas através de um processo de alta tecnologia de ultra compactação e de sinterização (processo de aglutinação de um conjunto de partículas submetidas a temperaturas elevadas com finalidade de obter uma peça sólida) que confere ao produto final uma superfície ultra compactada e super resistente com propriedades únicas para múltiplas aplicações.

 

Bancada em Dekton

 

Possuem grandes formatos que diminuem as emendas das peças na bancada. Esses materiais são impermeáveis, ou seja, não absorvem. São resistentes à manchas e muito fáceis e limpar. São resistentes ao fogo e a altas temperaturas, o problema com o choque térmico da panela quente direto sobre o material não tem problema algum.

 

Bancada em Neolith

 

Além disso, eles tem uma gama grande de opções de cores e que imitam mármores nobres, até madeira. Porém, o custo é alto.
Não falamos aqui sobre os mármores. Normalmente não não materiais propícios para serem usados em cozinha por serem mais porosos e fáceis de manchar.
Com essas dicas você sabe qual material escolher para a sua cozinha?
FONTE: decorsalteado.com; thetomkatstudio.com; pinterest; tuacasa.com.br; casavogue.com; futurassuperficies.com.br; duponto.com.br; decorfacil.com.br; thesize.es; behance.net; planetfurniture.co.uk

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *